O nome Cangaíba vem do tupi e significa "cabeça ruim" ou mesmo "dor de cabeça", nada a ver com o local que começou a crescer no início do século 20 como um típico bairro de classe média paulistana da zona leste e que se expandiu graças aos imigrantes que por lá foram ficando - japoneses, italianos e espanhóis.
O crescimento se deu com os loteamentos de imensas chácaras. Novas vilas nasceram juntas como a Londrina, a Rui Barbosa, e a Araguaia, entre outras. O local favorecia empreendimentos e assim de Cangaíba, cresceram outros bairros. E muitos mais sugiram nas imediações a partir da década de 60.
Não se pode esquecer que Cangaíba está ao lado da secular Penha e a ela deve muito de seu desenvolvimento e progresso. O bairro já é auto-suficiente e está entrando com tudo na verticalização, construindo muitos prédios de seis a dez andares. Para reforçar esse sucesso há o fato do fácil acesso à Rodovia Ayrton Senna e ao município de Guarulhos.
Ou seja, é um bairro que, apesar do nome, não há dor de cabeça a seus moradores. Vê-se ainda hoje um pouco da velha Cangaíba em antigas casas dos anos 50 - casas simples, com flores na janela.
Conhecendo o bairro
O principal logradouro do bairro é a Avenida Cangaíba, que o liga ao centro da Penha. Mas pode-se destacar também a Avenida Doutor Assis Ribeiro. Importante via que liga Cangaíba a bairros mais periféricos, como Ermelino Matarazzo e São Miguel. Ao seu largo, de um lado corre a linha férrea, mas há também, trecho recém-descobertos pelo mercado imobiliário, que nos últimos anos realizou lançamentos interessantes. Mas que foi o doutor Assis Ribeiro? Joaquim de Assis Ribeiro nasceu na fazenda Formoso, Juiz de Fora/MG em 1817. Em 1894 foi convidado para trabalhar nas construções da cidade de Belo Horizonte. Em 1919 foi nomeado diretor da Central do Brasil. Recebendo grande apoio do Governo Federal, realizou uma excelente gestão, tendo aumentado vertiginosamente a renda da estrada, sem alterar tarifas e melhorou os vencimentos dos trabalhadores. Deixou a diretoria e reassumiu o cargo de subdiretor da 4ª Divisão e logo depois partiu para o Rio Grande do Sul com a finalidade de estudar o carvão nacional. Terminando essa missão, elaborou um relatório. Foi depois para a Bahia e estudou a questão das oficinas, época em que escreveu um relatório que foi utilizado por várias Estradas de Ferro. Foi convidado para dirigir a Great-Western em Pernambuco. Exerceu outras comissões de relevo, tendo sido eleito em 1942 presidente da Estrada de Ferro Mossoró. Faleceu no Rio de Janeiro aos 27 de junho de 1949.
Fontes: site da Prefeitura de São Paulo e Wikipedia
Elaborado por: Marco Barone (barone.noticias@spimovel.com.br)