A casa da Dona Dalva venceu o Prêmio ArchDaily, uma promoção do site Archdaily, o endereço de arquitetura mais acessado no mundo. Idealizado pelo escritório Terra e Tuma foi o único projeto brasileiro que concorreu com imóveis do Reino Unido, Japão, Eslovênia e Vietnã.
Dona Dalva já morava no local, mas o imóvel estava se deteriorando, infiltrações e até com parte do teto caindo. Ela juntou o dinheiro e conseguiu contratar três jovens profissionais, Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano, que usaram o dinheiro suado de Dona Dalva e realizaram uma obra correta, com prazos cumpridos e sem desperdício de materiais.
O R$ 150 mil pagaram todos os custos do projeto e obra, incluindo os materiais e a mão de obra. O projeto dos arquitetos é de uma casa simples, mas bonita e confortável. Uma solução inteligente e viável para famílias de baixa renda.
Além do prêmio, o sonho de Dona Dalva já havia sido motivo de homenagens de profissionais de arquitetura, sendo tema de um vídeo emocionante, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR, para o Dia do Arquiteto (15 de dezembro).
Crédito da Foto: Pedro Kok / Site oficial da ArchDaily