Mercado imobiliário
25.set.2012
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Mercado imobiliário - Setor pede mais formas de financiamento

Em razão da crescente demanda, mercado defende criação de novas fontes de financiamento

Imagem Mercado imobiliário - Setor pede mais formas de financiamento
Logo Copiar Blog Notícia

Crescente demanda por imóveis residenciais, menores índices de desemprego na história do País, déficit habitacional elevado e aumento de renda. Esses fatores têm feito com que o mercado imobiliário venha apresentando resultados altamente satisfatórios nos últimos anos. Além disso, também são, segundo agentes do setor, cenários favoráveis para que o governo pense seriamente na necessidade de se desenvolver novas fontes de financiamento ao setor.

Em recente reunião promovida pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), representante da Caixa Econômica Federal defendeu que o desafio mais importante do governo é assegurar recursos de forma mais inteligente conforme o mercado vem demandando. Nesse sentido, a caderneta de poupança deve se manter como a principal fonte de financiamento à compra de imóveis, se distanciando dos temores de que seus recursos se esgotariam no curto prazo.

Já os agentes do setor acreditam que, embora a poupança seja perene e não vá se esgotar é necessário se imaginar que o ritmo de contratações se mantenha como o atual, esse não será suficiente. Novas fontes, além de garantir mais recursos à indústria, são necessárias para diversificar as opções de investimentos.

Dentre as alternativas, os fundos imobiliários, embora ainda recentes, são apontados como um dos instrumentos com maior potencial de crescimento. A securitização de recebíveis e os “covered bonds”, tradicionalmente usados na Europa, que funcionam como uma espécie de Letra de Crédito Imobiliário emitida por bancos, também poderiam ser usadas como formas de financiamento.

 

#MERCADO IMOBILIÁRIO
Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Financiamento Imobiliário - É possível usar o saldo do FGTS?
Próximo Post >
Cresce busca por consórcio de imóveis

Localizar Notícias

Imagem Localizar Notícias do Blog