Mercado imobiliário
25.set.2012

Mercado imobiliário - Setor pede mais formas de financiamento

Em razão da crescente demanda, mercado defende criação de novas fontes de financiamento

Crescente demanda por imóveis residenciais, menores índices de desemprego na história do País, déficit habitacional elevado e aumento de renda. Esses fatores têm feito com que o mercado imobiliário venha apresentando resultados altamente satisfatórios nos últimos anos. Além disso, também são, segundo agentes do setor, cenários favoráveis para que o governo pense seriamente na necessidade de se desenvolver novas fontes de financiamento ao setor.

Em recente reunião promovida pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), representante da Caixa Econômica Federal defendeu que o desafio mais importante do governo é assegurar recursos de forma mais inteligente conforme o mercado vem demandando. Nesse sentido, a caderneta de poupança deve se manter como a principal fonte de financiamento à compra de imóveis, se distanciando dos temores de que seus recursos se esgotariam no curto prazo.

Já os agentes do setor acreditam que, embora a poupança seja perene e não vá se esgotar é necessário se imaginar que o ritmo de contratações se mantenha como o atual, esse não será suficiente. Novas fontes, além de garantir mais recursos à indústria, são necessárias para diversificar as opções de investimentos.

Dentre as alternativas, os fundos imobiliários, embora ainda recentes, são apontados como um dos instrumentos com maior potencial de crescimento. A securitização de recebíveis e os “covered bonds”, tradicionalmente usados na Europa, que funcionam como uma espécie de Letra de Crédito Imobiliário emitida por bancos, também poderiam ser usadas como formas de financiamento.

 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
https://www.zlimovel.com.br/