Nos últimos anos - com poucas exceções -, a cidade de São Paulo vem apresentando excelentes índices de venda de imóveis novos, mas isso não é uma realidade comum a outras regiões brasileiras. Estudo inédito do Secovi-SP aponta que, enquanto São Paulo teve alta de 40% nas vendas este ano, algumas grandes capitais não estão vivendo um bom momento. No levantamento, que analisou números de sete cidades, além de São Paulo, somente o Rio de Janeiro teve crescimento e mesmo assim bem abaixo da região metropolitana de São Paulo: 8%.
Leia também:
Mercado imobiliário: São Paulo tem alta em vendas
ZL Imóvel inova e apresenta site na versão mobile
Mercado imobiliário: negócios em ascensão atraem novos profissionais
De acordo com a pesquisa, Fortaleza (CE) teve queda de 16%; Belo Horizonte (MG), 16%; Goiânia (GO) e Recife (PE), 9%; João Pessoa (PB), 5%; Porto Alegre (RS), 4%; Salvador, 3%. O levantamento levou em consideração as capitais e cidades que fazem parte das regiões metropolitanas. Já em lançamentos, no período, Goiânia foi a capital com maior elevação, 50%; João Pessoa veio em seguida, com 48%; São Paulo, 41%; Rio de Janeiro, 9%; e Belo Horizonte, 2%.
O mercado imobiliário em São Paulo tem se destacado nos últimos anos, com um aumento significativo nas vendas de imóveis novos, enquanto outras grandes capitais do país enfrentam queda. Um estudo do Secovi-SP revelou que São Paulo teve um crescimento de 40% nas vendas, comparado a cidades como Fortaleza, Belo Horizonte, Goiânia e outras, que registraram quedas entre 3% e 16%. Essa disparidade evidencia a situação heterogênea do mercado imobiliário brasileiro, com São Paulo liderando as vendas e lançamentos de imóveis.