Tendências
01.set.2013
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Até que ponto vale o crescimento?

Queda de imóvel em São Mateus reabre a discussão sobre as responsabilidades de todos

Logo Copiar Blog Notícia

Desde que começamos a usar este espaço para dar informações sobre o mercado imobiliário da zona leste, poucas vezes usamos como forma de opinião. Mas há alguns assuntos que merecem uma reflexão mais aprofundada. Por isso, peço licença ao nosso leitor para falar de um tema que tomou conta dos noticiários do segmento na região: a queda de um prédio em construção no bairro de São Mateus e a morte de dez homens que trabalhavam na obra.

Muito falamos aqui que a zona leste está crescendo e que São Mateus é um dos bairros com maior potencial na região. Tem um comércio local muito forte e, há alguns anos, muitos lançamentos em diversos nichos são feitos, com excelentes resultados. Mas a tragédia desta semana mostrou um lado que não deveria acontecer: a falta de cuidado e a construção sem responsabilidades.

Não nos cabe, aqui, tentar explicar ou procurar culpados. Os órgãos de imprensa e a Justiça, cada um no seu quinhão, já fizeram isso. Cabe, sim, colocarmos nossa posição de que é, sim, responsabilidade do mercado como um todo (donos, locadores, locatários, construtores e imobiliárias), fazer com que o mercado cresça, mas sem prejudicar qualquer pessoa, seja um simples trabalhador, um comprador ou um usuário.

Leia também:
Mercado Imobiliário - Aluguel fica 0,7% mais caro em julho
São Miguel é um ótimo lugar para investir
Mercado imobiliário: a palavra-chave do setor é sustentabilidade

Queremos, sim, o crescimento do setor como um todo, seja residencial, comercial ou industrial, mas com consciência, com responsabilidade. A zona leste cresce e crescerá ainda mais, mas sem penalizar ou martirizar qualquer pessoa.

Nossas condolências às famílias de todos os trabalhadores que faleceram no desastre e a torcida para que esse tipo de notícia desapareça das páginas de nossos jornais. Que a zona leste seja notícia, sim, mas com relação ao progresso da região e à melhoria da qualidade de quem nela vive e trabalha.

Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel