Mercado imobiliário
12.jan.2014
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Mercado imobiliário: preço do imóvel cai no País, mas sobe em São Paulo

Comitê da USP acredita que a cidade de São Paulo terá alta nos valores das unidades este ano

Logo Copiar Blog Notícia

Se o mercado pensava que o mercado estava em um momento de queda, pode estar enganado. Segundo o comitê de mercado do NRE-Poli (Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP), isso pode acontecer, sim, mas não em São Paulo.

Em recente encontro, o grupo analisou alguns cenários para o segmento em 2014 e apresentou esses resultados em um relatório. Entre os pontos observados estava o preço de imóvel no Brasil, notadamente nos grandes centros.

Leia também:
Mercado imobiliário: terceira idade mostra sua força
O Mercado Imobiliário em 2013 e o que esperar para 2014
Mercado imobiliário: um tipo de comprador para cada região.

Segundo o estudo, os preços dos imóveis devem cair em cidade como Manaus, Salvador, Brasília e Vitória (ES), principalmente porque há um estoque remanescente e uma demanda ainda pequena, o que fará com que o setor segure possíveis aumentos. Em outros locais, como no Centro-Oeste, os preços já chegaram a um patamar bom, com estoque e demanda, apesar de menor, suficiente para adquirir, desde que não se tenha altas.

Em contrapartida São Paulo e Rio de Janeiro não viverão esse mesmo fenômeno. Em São Paulo, por exemplo, o comitê acredita que o novo Plano Diretor Estratégico e terrenos ainda com valores altos poderão fazer com que o preço não caia, muito pelo contrário, até suba. Já no Rio de Janeiro, a falta de terrenos causa alta no valor do imóvel. Fenômeno idêntico de alta deve ocorrer em cidades vizinhas a essas.


Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel