Mercado imobiliário
04.ago.2013
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Mercado imobiliário: Mais pessoas realizam o sonho da casa própria

Estudo mostra que mais brasileiros conquistam seu imóvel. Queda do déficit habitacional é de 12% em cinco anos

Logo Copiar Blog Notícia

O déficit habitacional ainda é grande, mas é o menor índice nos últimos anos. É o que mostra a Nota Técnica Estimativas do Déficit Habitacional Brasileiro por Municípios, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A análise tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), de acordo com dados do último Censo onde revela que a deficiência de moradias caiu de 5,6 milhões, em 2007, para 5,4 milhões de moradias em todo o País, em 2011. Foi uma queda de 12% em cinco anos.

Com exceção do Centro-Oeste, todas as regiões brasileiras mostraram recuperação. Mas não foi a falta de novos imóveis, mas o crescimento habitacional maior que não fez com que ocorresse queda. O Norte do País também teve maior crescimento habitacional, mas lá houve queda no déficit habitacional.

Leia também:
Tatuapé e Mooca são os bairros com maior estoque na zona leste
Mercado imobiliário: Metro quadrado tem alta
Mercado imobiliário: Valor do alto padrão deve cair

As maiores quedas foram no Nordeste, assim como em municípios não-capitais. As grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, na ordem, são as cidades com os maiores déficit, mas isso não interferiu no resultado geral.

Programas habitacionais do governo destinados às classes mais baixas, maior poder aquisitivo da população e melhor acesso às linhas de financiamento públicas e privadas podem ser apontadas como os principais fatores dessa redução.

Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel