Mercado imobiliário
01.dez.2013
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Mercado imobiliário: Burocracia, o mal no mercado

Estudo mostra que imóvel pode ficar até 24% mais caro com excesso de exigências documentais

Logo Copiar Blog Notícia

A economia brasileira sofre de dois grandes males que impedem os desenvolvimentos de todos os setores. Tributação elevada de produtos e serviços (uma das maiores do mundo) e o excesso de burocracia. Esta, inclusive, em passado não muito distante teve até um ministério dedicado a acabar com ela.

Segundo estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), um imóvel pode ficar até 24% mais caro em razão do farto, caro e cansativo trâmite se tirar documentos. E o que é pior, exatamente em órgãos públicos, que deveriam ser os primeiros a acabar com esse mal.

Leia também
Grupo SP Imóvel apoia evento sobre qualificação dos corretores de imóveis
Mercado imobiliário: Um ano de desafios
Tatuapé desperta atenção do Mercado Imobiliário

A dificuldade que as construtoras e as incorporadoras têm para encontrar e legalizar terrenos, tirar documentação para iniciar o empreendimento, tirar Habite-se, lançar, comercializar etc., é o maior - e mais custoso - entrava. E não fica só nisso.

O comprador, quando chega sua vez, também é obrigado a tirar toda a documentação e pagar (caro) por ela. Além dos custos, os prazos e a insegurança jurídica são apontados pelo setor como outros pontos nevrálgicos para o mercado.

            



Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel