Notícias do seu Bairro
14.set.2021

Conheça os museus da Zona Leste

Região reúne diversos espaços para promover a arte e a cultura

A capital de São Paulo possui muitos atrativos de lazer e cultura para seus moradores e visitantes. Entre ele, pode-se contar com um leque enorme de Museus espalhados pela região, de ponta a ponta do estado pode-se encontrar os mais variados espaços para arte. Um museu no bairro valoriza e enriquece o local.

Dessa forma, a Zona Leste também acompanha essa variedade de opções e oferece aos seus visitantes diversos tipos de Museus, com uma rica variedade de nichos, para todos os públicos.

Confira a abaixo alguns Museus na Zona Leste de São Paulo:

 

Museu da Imigração

O edifício é um patrimônio histórico tombado devido à sua importância para compreender os fluxos de imigração no país e no Estado de São Paulo. Por sua vez, o museu vem aprimorando seu trabalho, criando oportunidades para que seu público entre em contato cada vez maior com as diferentes influências que compõem o cenário cultural da cidade e do Estado de São Paulo.

 

FOTO DIVULGAÇÃO: Site Viaja News

 

Uma grande curiosidade durante as obras de restauração, foi a descoberta de incisões feitas nos tijolos com nomes e datas do fim do século XIX. Foram encontrados também, textos com aspecto de regulamentos internos nas paredes da circulação principal, escritos em vários idiomas.

A instituição teve seu nome alterado para Museu da Imigração, que guarda a história dos trabalhadores que por ali passaram na época de hospedaria em forma de jornais, documentos, fotos e depoimentos.

 

Endereço: R. Visconde de Parnaíba, 1316- Mooca, São Paulo - SP - 03164-300 - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 2692-1866

Preço: 5 - 10

Horário de Funcionamento:  terça a domingo 09h às 17h

Site: museudaimigracao.org.br

 

Casa do Tatuapé

A Casa do Tatuapé pertence a uma série de casas bandeiristas localizadas ao redor da Vila de São Paulo de Piratininga, e foram tombadas pelo IPHAN por constituírem a primeira expressão de arquitetura residencial no Brasil, com ênfase na retratação de um aspecto plástico maciço, funcional e purista.

 

FOTO DIVULGAÇÃO: Site Gazeta Virtual

 

A Casa do Tatuapé ainda reúne, assim como outras construções de origem bandeirista espalhadas pela cidade, peças de mobiliário, utensílios de cozinha, ferramentas, adornos domésticos, imagens religiosas e outros objetos, todos esses componentes que faziam parte da mobília de imóveis rurais de taipa remanescentes dos séculos XVII, XVIII e XIX

 

Endereço: Rua Guabijú, 49, Tatuapé, São Paulo - SP, 03077-100 - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 2296-4330

Preço: Gratuito

 

 

Dessa forma, ficou evidente o quanto a Zona Leste é rica na variedade de Museus espalhados pela região, tem de todos os gostos e preferências. E, é importante ressaltar que esses são só alguns que estão pelo local, existem muitos outros que não foram citados, mas vale a pena a sua visita.

 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
https://www.zlimovel.com.br/