Notícias
18.abr.2013
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Mooca: um bairro com a alma italiana

Região oferece uma série de atrativos. Principalmente, o Mooca Plaza Shopping, ponto de encontro para lazer, diversão. Além, da variedade de lojas e restaurantes.

Imagem Mooca: um bairro com a alma italiana
Logo Copiar Blog Notícia

 

Em meados do século 19, a região começou a receber grande contingente de imigrantes, eram Húngaros, Lituanos, Espanhóis e, em sua grande maioria Italianos.

No início do século 20, a cidade ainda era pequena e tinha outro ritmo. Havia poucos carros e os ônibus dividiam as ruas da Mooca com bondes, pedestres, crianças puxadas por burros e até carros de boi. O trem que vinha do interior cortava a cidade em direção ao Porto de Santos, levando gente e café.

Hoje os grandes galpões industriais e pequenos lotes com casinhas originalmente habitadas por operários estão sendo arrematados para construções de prédios de apartamentos na Mooca.


Os mooquenses também viveram períodos de desespero. Foi quando estourou a Revolução Tenentistas de 1924 e durante 23 dias a população se refugiou em casa, mas conforme a ação avançava e os mortos se espalhavam pelas ruas, às famílias começavam a fugir, buscando abrigo nos bairros vizinhos.

Leia também

Mercado imobiliário - 2013 será a momento de investir em imóveis

Construção do estádio da Copa de 2014 valoriza Itaquera

Brás e Mooca terão megatemplos

A gastronomia da Mooca é bastante procurada. O bairro possui uma grande diversidade de comidas típicas, como as Pizza de San Gennaro, Gnocci, Tortelone, canelone, cappelletti ou fogazza, além do tradicional panetone artesanalmente que são vendidos 1 milhão por ano. 

O Juventus tem destaque no bairro. O time nasceu da amizade do operário italiano Vicente Romano e do contabilista português Vieira de Souza. Os dois trabalhadores e seus colegas queriam jogar futebol aos finais de semana.

É comum encontrar muitos torcedores que vestem os emblemas dos grandes times, como: São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, mas trazem no olhar o carinho familiar pela equipe da Mooca.

Em 2011, foi inaugurado o Mooca Plaza Shopping, que contém os principais estabelecimentos como lojas, lanchonetes, restaurantes, salas de cinema, entre outros.  O novo empreendimento trouxe valorização dos imóveis no bairro da Mooca.

Com uma boa infraestrutura de transporte público, a região está em uma excelente localização, bem próxima ao Centro, com valores ainda muito interessantes, seja para investidores, seja para futuros compradores, por isso é grande a quantidade de imobiliárias na Mooca.
#NOTÍCIAS
Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Prefeitura inicia processo de concessão nos Parques
Próximo Post >
Inscrições abertas para moradias populares no Centro

Localizar Notícias

Imagem Localizar Notícias do Blog