Notícias
19.mar.2013
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

A influência dos imigrantes italianos no bairro da Vila Prudente

A vinda deles marcou a região pela contribuição à industrialização

Imagem A influência dos imigrantes italianos no bairro da Vila Prudente
Logo Copiar Blog Notícia
 
Impulsionados pelas transformações políticas e econômicas na Europa, os italianos começaram a imigrar para o Brasil no século XIX, com o sonho de levar uma vida melhor. A vinda deles marcou o país. Em algumas regiões eles se fixaram e deram uma importante contribuição à industrialização. A Vila Prudente comemorou 122 anos de história e progresso em 2012 e é um exemplo desta forte influência que tiveram com os imigrantes italianos na fundação do bairro.

Os irmãos Falchi (Emídio, Panfílio e Bernardino Falchi), mudaram para o bairro, construíram residências e criaram uma fábrica de chocolate em 1885, a primeira do bairro que empregava principalmente imigrantes italianos. A mesma foi desativada em 1950 e depois dos chocolates, veio para o bairro a Cia. Cerâmica de Vila Prudente, criada pelo Dr. Luiz Anhaia Mello. Além de sua importância econômica, a fábrica também foi responsável pela criação da primeira agremiação desportiva do bairro, a União de Vila Prudente FC, dedicada principalmente à formação de clubes de futebol amador.

Leia também:

Vila Prudente, Vila Matilde e Brás mais valorizados

Mercado imobiliário: Tecnologia em expansão no setor

Mercado imobiliário: Classe média em alta

O nome do bairro é uma homenagem ao ex-presidente da República, Prudente de Morais, que governou o Estado de São Paulo, no período de 1889 e 1890. Os irmãos Falchi admiravam e colocaram o nome do presidente no bairro como forma de gratidão.

O bairro e o comércio cresceram rapidamente e os moradores perceberam a valorização de imóveis na Vila Prudente. Na parte comercial tem muita variedade, possui inclusive dois grandes shoppings, o Central Plaza e o Mooca Plaza, onde oferecem lazer, diversão, diversas lojas e conforto.

Atualmente, o valor aproximado do metro quadrado dos apartamentos à venda na Vila Prudente é R$ 4.800,00 (quatro mil e oitocentos reais) em unidades com dois dormitórios e uma vaga de garagem.

Localizada em uma região privilegiada, a Vila Prudente fica na divisa com as zonas leste e sul de São Paulo, além de estar próxima de São Caetano do Sul. Em 2010, foi inaugurado o Metrô, a linha 2 – Verde, que trouxe desenvolvimento e valorização imobiliária para o bairro. Confira os principais lançamentos na região da Vila Prudente!

*Fonte: ZL Imóvel www.zlimovel.com.br / Janeiro de 2013

Crédito da Imagem: ZL Imóvel 


#NOTÍCIAS
Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Prefeitura inicia processo de concessão nos Parques
Próximo Post >
Inscrições abertas para moradias populares no Centro

Localizar Notícias

Imagem Localizar Notícias do Blog