Tendências
12.mai.2014
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Zona leste: um mercado à mercê da sorte

Invasão de terreno ao lado do estádio do Corinthians mostra a fragilidade dos proprietários

Logo Copiar Blog Notícia

Um grupo de sem-teto invade, simplesmente pela facilidade, uma grande gleba em Itaquera e a população - e os donos do terreno - assiste a tudo isso sem poder fazer qualquer coisa, somente esperar que polícia e Poder Público ajam para que o terreno seja reintegrado aos seus legítimos donos.


A zona leste até não é a região com maior número de invasões, mas tem um bom número. Recentemente houve um conflito entre invasores e polícia em um conjunto habitacional não muito longe do terreno ora invadido.

Nesse caso, chama atenção a proximidade com um dos pontos que mais terá olhos postos neles no próximo mês. O estádio será palco do jogo de abertura da Copa do Mundo e milhões de pessoas conhecerão um pouco - ou pelo menos ouvirão falar - de Itaquera.

O direito à moradia é legítimo. O que não pode ser visto assim é a invasão pura e simples de propriedades, sejam públicas ou privadas. A zona leste está sob os holofotes em razão da Copa e essa invasão traz ainda mais luz ao problema.

Que a zona leste não seja somente sinônimo de futuro, mas que o presente traga o exemplo de como deve ser tratada a questão da habitação popular. Aliás, já foi e é, pois o exemplo da Cohab I, a maior à época de seu lançamento em um exemplo de evolução. Mesmo antes do projeto do estádio ser posto no papel, um imóvel nesse conjunto habitacional era bem valorizado.

Cabe ao Poder Público garantir a ordem e deixar quem trabalha de acordo fazer de um segmento exemplo para a economia brasileira. 
Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel