Notícias do seu Bairro
02.mar.2015
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

O preço da violência na zona leste

Bairros agressivos não atraem empreendimentos

Logo Copiar Blog Notícia
O círculo vicioso não para. Se uma região é conhecida como violenta afasta as pessoas. Se as pessoas não se interessam, o mercado não se interessa. E não adianta viver em ilhas de segurança, se está cercado de violência por todos os lados. É essa a conta que o mercado imobiliário faz para lançar um empreendimento.

Em recente levantamento, alguns bairros da zona leste foram apontados entre os mais violentos da cidade - maior número de roubos, homicídios e latrocínios, só para ficar com os casos mais retumbantes. Quem analisar o mapa de lançamentos da cidade perceberá que esses bairros são os que menos têm lançamentos imobiliários de grande porte.

Se não vejamos: dos dez bairros mais violentos apontados pela Secretaria da Segurança Pública, sete estão na zona sul, dois na zona leste e um na zona norte. Nenhum deles figura entre os que mais tiveram lançamentos no ano passado.

Itaim Paulista é o bairro da zona leste que está entre os dez mais violentos, nono lugar. O outro, Parque do Carmo, pode ser considerado um peixe fora dágua, pois mesmo com a violência, teve lançamentos, mas não como há questão de três ou quatro anos.

Ou seja, infelizmente a segurança pública está ligada intimamente com a indústria imobiliária. Mesmo com a evolução desses bairros, a violência refreou os empreendedores e, por conseguinte, os compradores, que preferem sair desses bairros, pagar um pouco mais por um imóvel, mas morar em um local seguro (ou que passe mais segurança).

O problema é do Poder Público? Aparentemente, sim, mas a iniciativa privada pode fazer sua parte. E faz. Há exemplos em todos os lados da cidade - e na zona leste não é diferente - de bairros inóspitos virarem uma espécie de "menina dos olhos" do setor e mudar um perfil violento para algo bom, com propostas interessantes para todos os lados.

É hora de virar essa chave e transformar nossos locais de moradia em espaços mais interessantes e seguros. Ganha o mercado, ganha a cidade, ganha o cidadão que pode andar e morar com tranquilidade, seguro.

Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel