Mercado imobiliário
27.dez.2013
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Mercado imobiliário: terceira idade mostra sua força

Além de empreendimentos feitos sob medida para os idosos, setor percebe que esse público ainda é importante

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Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil, de 74,1 anos, em 2011, para 74,6 anos, em 2014. Há dez anos essa diferença era ainda maior. Em 2002 a projeção era de 71 anos. Ou seja, o brasileiro passou a viver mais e a chamada "terceira idade" passou a ser um nicho cada vez mais interessante, até mesmo para o mercado imobiliário.

Há alguns anos era muito raro imaginar que o setor pudesse sequer colocar esse público em suas listas de potenciais clientes. Há pouco menos de 15 anos quando se imaginava lançar um empreendimento dirigido a esse morador era mais fácil de se pensar em condomínios destinadas a pessoas mais velhas e, mesmo esses, se comprados, eram por parentes mais jovens.

Ainda estamos longe de ver, como nos Estados Unidos, por exemplo, condomínios destinados a aposentados, com infraestrutura para dar uma melhor vida àqueles que não esperam muito mais da própria vida, só o conforto. De certa forma, ainda bem. A cultura latina não presa esse fim de vida confortável, querendo, sim, que os mais velhos ainda se sintam úteis.

O que o segmento tem percebido é que cada vez mais pessoas acima dos 60 anos estão comprando imóveis, transformando,assim, o perfil dos clientes e exigindo mudanças de postura dos construtores, corretores de imóveis e administradores de condomínios. Essas pessoas vivem mais, atrasam suas aposentadorias, continuam economicamente ativos e em total condição de entrar em financiamentos.

É claro que a preferência desse comprador é por empreendimentos mais seguros, que tenham menos riscos de acidentes, com melhor iluminação, espaços mais amplos e segurança. Mas o mais importante é a qualidade de vida que eles podem ter nesses imóveis, hoje e no futuro. Mas isso não é privilégio deles, pois até compradores mais jovens, que pensam um morar muitos anos em um mesmo local, pensam assim. Enfim, um novo consumidor ganha força - e poder de compra - e o mercado percebeu isso. O mercado se mexe para atender essas novas exigências e esse novo público-alvo.



Fonte:
ZL Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Leste de São Paulo
www.zlimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel