Imóveis Vila Alpina à venda ou para alugar, Zona Leste de São Paulo

Vila Alpina é mais que o crematório

Vila Alpina é um subdistrito de Vila Prudente e faz fronteira com a cidade de São Caetano do Sul. Aliás, esse o grande fator para o crescimento do bairro, que foi fundada em 3 de setembro de 1921, numa época em que São Paulo prosperava com suas lavouras de café no interior e com suas grande fábricas, na Capital.
Durante muitos anos o bairro de Vila Alpina era conhecido somente por ter o primeiro crematório do País. Vila Alpina é um subdistrito de Vila Prudente e faz fronteira com a cidade de São Caetano do Sul. Aliás, esse o grande fator para o crescimento do bairro.

O bairro de Vila Alpina fazia parte de uma extensa área de terra de propriedade de Vicente Giacagline e foi fundada em 3 de setembro de 1921, numa época em que São Paulo prosperava com suas lavouras de café no interior e com suas grande fábricas, na Capital. A topografia lembrava os alpes suíços. Daí, o nome Vila Alpina.

A principal rua comercial era a Barão de Tramandaí, com destaque para a Padaria de Dona Esperança. Além das olarias destacavam-se os armazéns que vendiam carvão e querosene, utilizados para iluminar as residências. A Praça Coronel Mello Gaia – da Igreja matriz – era chamada de Flor do Morro. As ruas sem asfalto nem iluminação pública, a garoa que caía todas as manhãs e as casas com jardim na frente, deixavam Vila Alpina parecida com lugarejos da velha Europa.

Com o passar do tempo, a Transportadora Paulista, que operou na região até os anos 70, fez o ponto final de ônibus na Flor do Morro e o comércio passou a se intensificar na Rua Costa Barros, com o aparecimento de lojas e um grande supermercado, em 1954.

O crematório ao invés de ser um empecilho para o mercado pode ser considerado como um grande aliado. Em seus arredores o setor imobiliário, nos últimos anos, vem realizando diversos lançamentos em quase todos os nichos. A demanda maior é por unidades destinadas à classe média. Outro destaque, ainda, são as casas de padrão mais elevado entre o Parque Arthur Friedenreich e o próprio crematório.

Conhecendo o bairro

Uma das principais vias de da Vila Alpina é a Rua Costa Barros. Ponto mais forte do comércio do bairro e a principal via de acesso do transporte local. Mas, afinal, para quem é o patrono da principal via do bairro? Pedro José da Costa Barros nasceu na cidade de Aracati/CE, em 1779, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1839. Foi militar, político e poeta. Deputado nas cortes de Lisboa, presidente das províncias do Ceará e do Maranhão e um dos primeiros senadores do Brasil, no primeiro Senado do Império, em 1826. Foi ministro da Marinha do Brasil em 1823. Também dá nome a um bairro na zona norte do Rio de Janeiro.

Fontes: sites Wikipédia, Prefeitura de São Paulo e Guia da Mooca

Elaborado por: Marco Barone (barone.noticias@spimovel.com.br)



REFINAR RESULTADO
Tipo de imóvel:
Faixa de preço:
Filtrar por bairros:

Foram encontrados 264 imóveis em São Paulo no bairro Vila Alpina

Área:
select
Cadastrado em:
select
Ordenar por: 
select

O Guia de Serviços da Zona Leste