Imóveis Itaquera à venda ou para alugar, Zona Leste de São Paulo

Itaquera: um mercado que vai além do estádio

A decisão de se fazer uma Copa do Mundo de futebol do Brasil de 2014 em Itaquera o trouxe um novo boom para o setor local. Os terrenos se valorizaram, os imóveis se valorizaram, o interesse por Itaquera cresceu e o bairro e toda a região voltaram crescer e nascer novas possibilidades. Muito se lançou e muito se vendeu no bairro.
imoveis-itaqueraO bairro de Itaquera pode ser dividido em fases. Antes da década de 1980, havia grandes terrenos à disposição, mas a região não era muito "interessante". Daí, as casas e sobrados eram quase que a totalidade. Ainda no final da década de 1970, o governo estadual anunciou um grande projeto: o lançamento e construção de um conjunto da Cohab no bairro. O nome oficial seria José de Anchieta, o moradores chamaram de Cohab Itaquera, Cohab 1 ou simplesmente Cohab. Hoje, seu nome oficial é Cohab Artur Alvim.    

O mercado local, durante décadas, foi ampliando, tendo como base a Cohab (depois vieram outros conjuntos). Mas, aos poucos, com terrenos e preços interessantes, o bairro começou a ver as alternativas aumentarem. Não só casas e sobrados, mas condomínios horizontais e, principalmente, verticais começaram a ser lançados.

Deu-se um espaço de tempo e a decisão de se fazer uma Copa do Mundo de futebol do Brasil e, mais especificamente, sendo Itaquera o local da sede paulista, houve novo boom no setor local. Os terrenos se valorizaram, os imóveis se valorizaram, o interesse por Itaquera cresceu e o bairro e toda a região voltaram crescer e nascer novas possibilidades. Muito se lançou e muito se vendeu no bairro.

Um comércio muito local começou a se reestruturar e o projeto de transformar Itaquera em um polo de empresas (e empregos e mais riqueza) mostra que as perspectivas são muito boas. O shopping e o Poupatempo são núcleos de movimento. A infraestrutura e o transporte fazem de Itaquera um centro de interesses. O centro de Itaquera é bom para o comércio, mas ainda não é o mais forte da zona leste - a Penha, por exemplo, tem um comércio popular de rua mais forte.

Lazer não é muito o forte do bairro. Apesar de ter um dos parques mais atraentes da cidade, o do Carmo, e vários outros menores, faltam equipamentos culturais. Não há teatro no bairro e os cinemas e resumem aos do shopping. O Sesc de Itaquera é uma opção interessante, com lazer que recebe milhares de pessoas nos finais de semana.

O mercado corporativo se traduz em poucos e pequenas salas comerciais em prédios mais antigos. Começam a aparecer empreendimentos mais novos, mas nada que mexa muito com as estatísticas. O forte, sem dúvida, são os imóveis residenciais. A proximidade com o Rodoanel e o futuro Polo Industrial modernizará a região, pois será injetado mais recursos e transformarão o bairro. 

Potencial não falta. De acordo com o Censo, o bairro tem população de 204.871 (em 2010). O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,795 pé considerado médio. Esse índice é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano". 

As principais vias de acesso e tráfego de Itaquera são Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, Rua Augusto Carlos Baumann, Avenida Campanella e a Rua Virgínia Ferni. Cortam também o bairro as Avenidas Radial Leste e Itaquera. É servido pela Linha 3 (vermelha) do Metrô de São Paulo e pelo Expresso Leste da CPTM. Espaço para progresso tem e isso está a olhos vistos.

Texto elaborado por Marco Barone em novembro de 2015





REFINAR RESULTADO
Tipo de imóvel:
Faixa de preço:
Filtrar por bairros:

Foram encontrados 1118 imóveis em São Paulo no bairro Itaquera

Área:
select
Cadastrado em:
select
Ordenar por: 
select

O Guia de Serviços da Zona Leste