Imóveis Água Rasa à venda ou para alugar, Zona Leste de São Paulo

Água Rasa: a casa do Padre Feijó

Foi o velho e querido Ribeirão Tatuapé que deu nome ao bairro da Água Rasa. É que na região o leito era extremamente raso. Daí o nome. O bairro veio de parte de uma grande chácara que pertencia a João Mariano, vendida ao padre Diogo Feijó, uma das figuras mais importantes do Império. A transação aconteceu em 1829.
Foi o velho e querido Ribeirão Tatuapé que deu nome ao bairro da Água Rasa. É que na região o leito era extremamente raso. Daí o nome. Sobre esse curso de água seria construída, já em fins da década de 1960 a Avenida Salim Farah Maluf. O bairro veio de parte de uma grande chácara que pertencia a João Mariano, vendida ao padre Diogo Feijó, uma das figuras mais importantes do Império. A transação aconteceu em 1829.

Atualmente, o bairro conta com aproximadamente 82 mil habitantes em uma área de 6,9 km2 segundo dados fornecidos pela Subprefeitura Mooca. É dividida por algumas grandes e largas avenidas, como a Salim Farah Maluf, a Sapopemba e a Vereador Abel Ferreira, fazendo com que se perca em grande extensão a noção de continuidade física do distrito. Mesmo com um crescimento acelerado e a inexistência de um planejamento urbano, muitos optam por morar no bairro, pois ele possibilita ao residente trabalhar perto de casa. Isso porque, o distrito conta com mais de dois mil estabelecimentos comerciais e por volta de 620 prestadores de serviços.

A Água Rasa ainda conserva características horizontais, porém a expansão do mercado imobiliário é evidente na região, principalmente, nas últimas duas décadas, o que fez com que o local ganhasse fortes pontos de verticalização, com condomínios de médio e alto padrão, mas ainda predominam as casas e sobrados de classe média. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, não há submoradias no bairro. Local com uma excelente infra-estrutura. O mercado imobiliário encontra-se em expansão por conta dos novos empreendimentos verticais. Uma das curiosidades do bairro é que a rua mais comprida do Brasil, a Avenida Sapopemba, com cerca de 45 quilômetros de extensão, começa na Água Rasa e vai até o município vizinho de Ribeirão Pires. Tem 1.786 postes e nela trafegam ônibus de 40 linhas diferentes, vindos ou indo para o centro da capital.

Conhecendo o bairro

Uma das vias mais importantes da Água Rasa é a Avenida Álvaro Ramos. Além de ser o endereço do Cemitério do Brás, mas mais conhecido como Quarta Parada, à avenida é conhecida por ter muitas lojas de móveis e ser a principal ligação entre os bairros vizinhos e a Avenida Radial Leste (Alcântara Machado). Mas quem foi Álvaro Ramos? O major Álvaro Ramos, distinto funcionário municipal, exerceu durante muitos anos o cargo de diretor da Secretaria da Câmara Municipal de São Paulo.

Fontes: sites da Prefeitura; Virtua Bairro; Revista IN

Elaborado por: Marco Barone (barone.noticias@spimovel.com.br)



REFINAR RESULTADO
Tipo de imóvel:
Faixa de preço:
Filtrar por bairros:

Foram encontrados 188 imóveis em São Paulo no bairro Água Rasa

Área:
select
Cadastrado em:
select
Ordenar por: 
select

O Guia de Serviços da Zona Leste